Girafa Solar em Moçambique

From energypedia

Introdução

Solar Giraffe

O Projecto Girafa Solar é implementado pela Carlos Morgado Foundation com financiamento da Embaixada da Irlanda em Moçambique. Foi realizado em parceria com a ONG local, a Nyikani Mavoko Association. Também incluiu outras partes interessadas, tais como a MWE - Mozambique Women of Energy como agente de envolvimento comunitário e educadora de energia renovável, enquanto a Logos Industries como consultora e fornecedora de energia solar. Para mais informação, visite: girafasolar.carlosmorgado.org

  • Período do Projecto: Dez 2020- Dez 2021
  • Financiamento total: 7000 EUROS
  • Beneficiários: Comunidade de Mangunze, Distrito de Chongoene, Província de Gaza

Contexto e Solução Proposta

Mangunze, Gaza, Moçambique espera há anos para ser ligado à rede eléctrica nacional - não é muito longe, mas todos os anos termina e nada acontece. A comunidade voltou-se para os sistemas solares domésticos e outras soluções mais pequenas para a energia. Infelizmente nem todos têm a capacidade de investir, pelo que dependem dos vizinhos ou gastam muito dinheiro para carregar os seus telemóveis.

A Girafa Solar é uma solução autónoma que reúne os membros da comunidade e, enquanto esperam que os telemóveis sejam carregados, discutem questões e desafios da comunidade sob o espaço coberto fornecido.

Consiste numa estrutura para apoiar painéis fotovoltaicos e um telhado para criar um espaço comunitário. O sistema solar alimenta um armário técnico, debaixo do telhado, que oferece 10 pontos de carregamento móveis e um leitor de rádio. Todos os outros sistemas são instalados para apoiar e proteger o sistema eléctrico e os seus utilizadores. No futuro, mais soluções plug-in-play podem ser adicionadas, por exemplo, hotspot da Internet, televisão, computador, e outros.

Modelo de Negócio

A Girafa Solar original foi instalada com uma subvenção mas neste momento (Fev 2022) a equipa está a negociar com uma empresa de comunicações móveis para acrescentar a solução adjacente às suas antenas e servir as comunidades.

Para os consumidores, os serviços são actualmente gratuitos, mas está a ser estudada uma solução de pagamento por encomenda. De momento, não há opções de financiamento disponíveis para novas unidades.

Funcionamento e Manutenção e Monitorização do Sistema

Manual do Utilizador (Inglês)

O sistema requer manutenção mínima devido ao equipamento de qualidade superior utilizado e o funcionamento está a ser coberto por dois membros da comunidade do sexo feminino formados, que educam sobre as energias renováveis e prestam assistência aos utilizadores.

De momento, não oferecemos quaisquer serviços de reparação nem planos de substituição. O lixo electrónico no final do ciclo de vida do equipamento será gerido por nós - trouxemos o equipamento para a comunidade e levamo-lo de volta.

O sistema utiliza um sistema de monitorização remota para analisar a produção e utilização de energia, enquanto as gestoras pesquisam os utilizadores por idade e sexo enquanto recolhem informações sobre a quantidade e tipo de telemóveis que estão a ser carregados.

Envolvimento e Impacto na Comunidade

A comunidade esteve muito empenhada na concepção da solução e foi responsável por algumas mudanças chave que tornaram o projecto mais bem sucedido. Esta comunidade em particular foi escolhida uma vez que a nossa organização já tinha uma relação com ela através de outros projectos implementados na altura.

Estamos a carregar mais de 300 telemóveis por mês e a Girafa Solar tornou-se um espaço de encontro para a maioria dos jovens escutarem a rádio, e se envolverem uns com os outros, enquanto esperam que os seus telefones sejam carregados. À noite, por causa das luzes públicas instaladas, a Girafa Solar torna-se um farol de segurança para a comunidade.

Restrições e Recomendações

Neste momento, os maiores desafios têm sido os casos de roubo de telemóveis. Embora tenhamos um sistema de bloqueio, o roubo já aconteceu três vezes. Felizmente, os telemóveis foram recuperados pela comunidade. Desde o segundo roubo, adaptámos os fechados para serem mais seguros. Não aconteceu qualquer roubo dos bens solares. As recomendações são de não se preocupar com a aparência e de se concentrar em tornar as suas soluções funcionais e seguras.

O projecto deveria ter sido instalado em meados de 2020, mas foi aí que começou a pandemia COVID-19 e por isso o projecto foi adiado até ao final do ano. Para segurança pública, após a sua inauguração, os gestores da Girafa Solar têm regras rigorosas sobre a utilização do espaço com máscara de proteção e sem grande aglomeração de utilizadores, minando o potencial de carregamento de telemóveis.

Vídeos

Recursos Adicionais

Pessoa de Contacto